um portefólio é…
“um conjunto coerente de documentação reflectidamente seleccionada, significativamente comentada e sistematicamente organizada, contextualizada no tempo, reveladora de um percurso”. (Tavares e Alarcão, 2003)
Estrutura
Material: dossier, separadores
Organização: núcleos, temas, domínios
Identificação: (instituição, nome, curso, nível)
Índice/guião: construído e reconstruído
Apresentação do Autor
Conteúdo
Auto-biografia
recolha de Informação na Comunicação Social, livros, Internet, outras fontes;
trabalhos feitos nas aulas ou em casa;
experiências realizadas, incidentes críticos;
resumos, esquemas, relatórios, notas;
fichas de leitura, diários de aprendizagem, narrativas de aprendizagem, fotografias,
entrevistas, pareceres (professores, colegas);
outros documentos;
razões da inclusão dos documentos;
reflexões do formando;
todos os documentos já avaliados, mesmo se já reformulados
Critérios de construção e avaliação do portefólio
Apresentação, criatividade, originalidade
Organização: estruturação, sequencialidade
Adequada justificação/fundamentação dos documentos
Reflexividade, criticidade, problematização
Qualidade das reflexões e da (auto)análise desenvolvida
Representatividade, selectividade, diversidade, coerência
Datação, indicação das fontes
Correcção linguística, adequação às competências
Iniciativa, autonomia, responsabilidade
Carácter aberto, flexível e dinâmico
Perseverança, melhoria constante
ÉPOCA 2004/2005: IZEDA x ARA: 8/05/2005
Há 7 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário