um portefólio é…
“um conjunto coerente de documentação reflectidamente seleccionada, significativamente comentada e sistematicamente organizada, contextualizada no tempo, reveladora de um percurso”. (Tavares e Alarcão, 2003)
Estrutura
Material: dossier, separadores
Organização: núcleos, temas, domínios
Identificação: (instituição, nome, curso, nível)
Índice/guião: construído e reconstruído
Apresentação do Autor
Conteúdo
 Auto-biografia
 recolha de Informação na Comunicação Social, livros, Internet, outras fontes;
 trabalhos feitos nas aulas ou em casa;
 experiências realizadas, incidentes críticos;
 resumos, esquemas, relatórios, notas;
 fichas de leitura, diários de aprendizagem, narrativas de aprendizagem, fotografias,
 entrevistas, pareceres (professores, colegas);
 outros documentos;
 razões da inclusão dos documentos;
 reflexões do formando;
 todos os documentos já avaliados, mesmo se já reformulados
Critérios de construção e avaliação do portefólio
 Apresentação, criatividade, originalidade
 Organização: estruturação, sequencialidade
 Adequada justificação/fundamentação dos documentos
 Reflexividade, criticidade, problematização
 Qualidade das reflexões e da (auto)análise desenvolvida 
 Representatividade, selectividade, diversidade, coerência
 Datação, indicação das fontes
 Correcção linguística, adequação às competências
 Iniciativa, autonomia, responsabilidade
 Carácter aberto, flexível e dinâmico 
 Perseverança, melhoria constante
ÉPOCA 2004/2005: IZEDA x ARA: 8/05/2005
Há 8 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário