quarta-feira, 1 de abril de 2009

Dia Internacional de Histórias de Vida

No dia 16 de maio de 2008, a data será celebrada pela primeira vez para lembrar a importância do registro e socialização de experiências de vida em todo o mundo

A Rede Internacional de Museus da Pessoa (Brasil, Portugal, EUA e Canadá) e o Center for Digital Storytelling (EUA) anunciam campanha pelo Dia Internacional de Histórias de Vida, uma celebração internacional que acontecerá pela primeira vez no próximo dia 16 de maio de 2008. O objetivo da campanha é mobilizar pessoas e organizações a apoiarem a data visando que ela se torne referência e um marco anual para valorizar, compartilhar, ouvir e coletar as histórias de vida de pessoas. O site oficial desta iniciativa, www.ausculti.org, fornece mais informações sobre a campanha e permite a troca de informações entre todos os participantes.
“Nossas organizações acreditam que ouvir, coletar e compartilhar histórias de vida são elementos críticos dentro do processo de democratização”, afirma Joe Lambert, fundador e diretor do Center for Digital Storytelling. “Quando começamos a disseminar nosso trabalho pelo mundo, entramos em contato com colegas de todas as partes, que tinham diferentes perspectivas e metodologias de trabalho com histórias de vida, mas todos eles compartilhavam o sentimento de que este trabalho é vital nas sociedades contemporâneas.”
O próprio nome do site já indica o intuito da iniciativa: “Ausculti”, que significa escutar em Esperanto, antiga língua universal. “O que estava faltando era uma convocatória coletiva para celebrar todas estas diferentes práticas voltadas à preservação e coleta de histórias de vida”, adiciona Karen Worcman, fundadora e diretora do Museu da Pessoa no Brasil. “Queremos que este dia seja especialmente dedicado à celebração e à promoção de projetos voltados à preservação das memórias e histórias de vida, que tenham provocado mudanças em bairros, comunidades e na sociedade como um todo. Seja ajudando a coletar uma história local, encorajando jovens a compartilhar suas histórias usando mídias digitais ou fazendo uma exposição sobre histórias de vida. São diferentes estradas para o mesmo destino", completa Karen.
O Center for Digital Storytelling e o Museu da Pessoa estão convocando pessoas de todo o mundo para que se encontrem em locais públicos, praças, salas de aula, teatros ou até mesmo em ambientes virtuais no dia 16 de maio para compartilhar suas histórias uns com os outros. Outras organizações também estão convidadas para anunciarem o dia em seus sites e organizarem atividades também pela internet. Outros exemplos de atividades que podem ser realizadas durante o dia:
• Círculos de histórias em locais públicos, escolas, casas, centros comunitários, ambientes virtuais etc.;
• Espaços abertos para performances diversas de contação de histórias;
• Exposições de histórias de vida em locais públicos utilizando os mais diversos formatos (fotografias, textos, vídeos, áudios, etc.);
• Eventos homenageando contadores de histórias locais, mestres da cultura popular, griôs, além de organizações e projetos de memória e histórias de vida;
• Promoção de eventos diversos abertos ao público que tenham como base o compartilhamento de histórias de vida;
• Reuniões virtuais simultâneas para promoção de trocas de histórias de vida;
• Difusão de histórias de vida e de documentários sobre histórias orais e temas relacionados nos mais diversos meios de comunicação: jornais, revistas, rádios, televisão etc.
Alguns eventos já estão sendo programados pelo mundo, em cidades como São Paulo, Cidade do Cabo, Melbourne, Toronto, Estocolmo, Nova Zelândia, Los Angeles, Washington, Nova York, Cidade do México, entre outras. Desde outubro, mais de 80 organizações de 21 países já demonstraram seu apoio ao Dia Internacional de Histórias de Vida.
Durante a campanha, o Center for Digital Storytelling e o Museu da Pessoa desenvolverão seções especiais e atividades no site e criarão um espaço para o calendário de eventos do dia. Todos estão convidados a registrar seu apoio ao dia no site www.ausculti.org ou pelo e-mail internacional@museudapessoa.net. No site, há um blog em que é possível compartilhar experiências de trabalho com histórias de vida, projetos em desenvolvimento, estudos de caso, etc.
Mais informações podem ser fornecidas pelo e-mail internacional@museudapessoa.net ou pelo telefone + 55 11 2144-7170, com Ana Nassar, responsável pelas Relações Internacionais do Museu da Pessoa no Brasil

Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa é uma rede internacional de histórias de vida localizada no Brasil, Canadá, Portugal e EUA. Sua missão é contribuir para que a história de vida de cada pessoa seja valorizada pela sociedade.
Museu da Pessoa Brasil – www.museudapessoa.net
Musée de la Personne – www.museedelapersonne.ca
Museu da Pessoa Portugal - www.museu-da-pessoa.net/
Museum of the Person USA - http://www.bloomington.in.us/~mop-i/

Center for Digital Storytelling

O Center for Digital Storytelling é uma organização que trabalha auxiliando pessoas a contarem histórias significativas de suas vidas usando mídias digitais. Com sede em Berkeley, na Califórnia, desenvolve projetos e realiza pesquisas em comunidades, escolas e empresas, utilizando a metodologia e os princípios do Workshop de Histórias Digitais – Digital Storytelling.
www.storycenter.org

Sem comentários: