domingo, 15 de fevereiro de 2009

BLOGUES: SEGURANÇA

COMO UTILIZAR UM BLOGUE EM SEGURANÇA
A prática de manter um blogue está a crescer exponencialmente. No entanto, uma página pessoal acessível a qualquer pessoa pode ter alguns riscos.
Sobretudo entre os adolescentes, que muitas vezes mantêm blogues sem o conhecimento dos seus pais ou encarregados de educação, o risco é maior.

Algumas dicas para garantir a segurança quando utilizamos estas páginas pessoais:
Nunca divulgar informações pessoais, tais como apelido, contactos, endereço de casa, número de telefone, nome da escola, endereço de correio electrónico, nomes de amigos e familiares, nomes que usam em mensagens instantâneas, idade ou data de nascimento.
Não publicar fotos, deles ou de outras pessoas. Além disso, devem certificar-se de que quaisquer imagens publicadas nunca revelam nenhuma das informações acima indicadas. Não se esqueça de ver sempre o que está em pano de fundo, numa fotografia;
Parta do princípio de que tudo o que é publicado na Web tem um carácter permanente. Qualquer pessoa que aceda a um blogue através da Internet pode imprimir os conteúdos de um blogue ou gravá-los para um computador.
Use sempre fornecedores de serviços de blogues com os termos de utilização claramente identificados e certifique-se de que eles podem garantir a protecção dos conteúdos dos blogues (e não apenas as contas de utilizador) com passwords.
Atitude a ter com os seus filhos
Verifique o que os seus filhos pretendem colocar no blogue, antes de o publicarem. Informações que podem parecer inocentes, como uma fotografia da escola ou da sua casa, podem ser usadas para identificar o autor.
Considere se se sente confortável em divulgar essa informação e colocá-la ao alcance de qualquer estranho. Se tiver dúvidas, o melhor é retirar esses dados.
Avalie o serviço de gestão dos blogues e verifique se oferece blogues privados, protegidos por passwords.

Sem comentários: