sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Eventos - Dias Feriados Nacionais

Eventos - Dias Feriados Nacionais
Feriado Dia 1 de Janeiro - Dia de Ano Novo - Celebração do fim de um ano e a chegada do próximo. É um dos eventos mais celebrados no mundo!
Feriado Dia 24 de Fevereiro - Dia de Carnaval - Festas, divertimentos públicos, bailes de máscaras e manifestações folclóricas. É um dos eventos mais divertidos do ano!
Feriado Sexta-feira Santa - É a sexta-feira anterior à Páscoa. É um evento onde o consumo de carne é proibido!
Feriado Páscoa - Celebração da Ressurreição de Jesus Cristo. É um dos eventos mais importantes do calendário religioso.
Feriado Dia 25 de Abril - Dia da Liberdade - Celebração da Revolução dos Cravos que marcou o fim em 1974 do Estado Novo. É um dos eventos mais importantes da História contemporânea portuguesa.
Feriado Dia 1 de Maio - Dia do Trabalhador - Celebração do dia do trabalhador na manifestação da redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. É um dos eventos que simboliza a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalhor e qualidade de vida.
Feriado Dia 10 de Junho - Dia de Portugal - Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas. É o evento mais associado à ideia de nação e povo de Portugal.
Feriado Corpo de Deus - Festas e Romarias celebrando o Corpo de Deus 60 dias após a Páscoa fazendo assim a união íntima com a Última Ceia. É um evento religioso.
Feriado 15 de Agosto - Dia da Assunção de Maria - É a solenidade da Igreja Católica referente à elevação de Maria em corpo e alma à eternidade, para junto de Deus, de forma definitiva. É um evento religioso, onde se manifesta a ideia de mulher na teologia católica.
Feriado 5 de Outubro - Dia da Implantação da República - Revolução que pôs termo à Monarquia em Portugal. É um evento republicano. Simboliza o fim da Monarquia.
Feriado 1 de Novembro - Dia de Todos os Santos - Tradicionalmente utilizado para recordar entes falecidos. O Dia dos Fiéis Defuntos é a 2 de Novembro mas, por questões de ordem prática, passou-se a usar o 1 de Novembro para visitar e recordar os falecidos. É o evento dos afectos em relação às pessoas que já não habitam o mundo dos vivos.
Feriado 1 de Dezembro - Dia da Restauração da Independência - Revolta em 1640, na qual um grupo de conspiradores da nobreza aclamou o Duque de Bragança como Rei de Portugal, com o título de D. João IV, dando início à quarta Dinastia, a Dinastia de Bragança.
Feriado 8 de Dezembro - Dia da Imaculada Conceição - A Imaculada Conceição é a celebração da santidade da Virgem Santa Maria, ou seja, que ela foi preservada desde sempre da mácula do pecado original, no qual nascem todos os filhos de Adão.
Feriado 25 de Dezembro - Dia de Natal - A noite de 24 para 25 , conhecida como Consoada, é marcada com uma reunião familiar, com um jantar que varia de região para região, embora o bacalhau com batatas se tenha tornado cada vez mais popular. No final da refeição, é servido o Bolo Rei, incluído entre muitos doces e sobremesas típicas destas festas. No final do jantar ou após a meia-noite do dia 25, trocam-se presentes.

Sem comentários: