domingo, 15 de fevereiro de 2009

E-portfolio

O meu BLOGUE é um portfolio de Educação
O MÉTODO DO PORTFOLIO
Portfolio: Pasta para guardar documentos, fotos, etc. Utilizada na educação como diário de bordo onde se registam ocorrências e conteúdos relacionados com projectos e trabalhos desenvolvidos.
A minha proposta é utilizar o BLOGUE como forma de portfólio onde a professora e os alunos registam percepções sobre as suas aprendizagens.
O E-portofólio consiste num instrumento pedagógico de empregabilidade, em que as pessoas não só coleccionam um conjunto de documentação que seja revelador das suas competências e de aspectos que possam constituir bons incentivos à sua empregabilidade, como podem ainda, inserir as suas “Histórias de vida”, em que reflectem sobre a sua vida, sobre o seu percurso.
Para realizar as suas histórias de vida, em vídeo, em fotografia, em texto, podem utilizar-se tecnologias de vídeo simples como o Windows Movie Maker ou programas mais avançados.

Como vêem os meus alunos começaram a frequentar este blogue que me serve também de portfolio. Aqui tenho colocado materiais pedagógicos, fichas, leituras, fotografias, filmes, desenhos, enfim, tudo aquilo que acho pertinente a uma boa interacção pedagógica.
Portfolio - uma nova forma de avaliação da aprendizagem!
Quando ouvimos falar em portfolio, a primeira imagem que nos surge é a dos portfolio dos artistas plásticos, fotógrafos, actores de teatro e cinema. Normalmente, o seu portfolio consiste numa colecção dos seus trabalhos já realizados ou em desenvolvimento, através da qual procuram comprovar as suas capacidades criadoras e artísticas, evidenciar as suas características pessoais e profissionais.
No entanto, nos últimos anos, outras áreas profissionais têm descoberto no portfolio um instrumento autêntico e precioso na avaliação do desenvolvimento. Concretamente na área da Educação, diversas experiências têm sido realizadas no sentido de utilizar o portfólio quer na avaliação dos professores em formação, quer na aprendizagem dos alunos.
Neste sentido, o que é, então, um portfolio e como pode ser utilizado na avaliação dos alunos?
Um portfolio de evidências de aprendizagens é uma "colecção organizada e devidamente planeada de trabalhos produzidos por um aluno ao longo de um dado período de tempo, e que procura evidenciar as diversas componentes do seu desenvolvimento (cognitivo, metacognitivo, moral, afectivo...) e do seu percurso escolar". Essas evidências incluem todas as áreas do programa, os diferentes modos de trabalho, as oportunidades de aprendizagem criadas, o envolvimento dos alunos e dos pais. Utilizando as palavras de Sá-Chaves (1998:140), é como se fosse "uma longa, longa carta, sempre enviada a si próprio e ao formador (professor) e também sempre devolvida, porém, sempre enriquecida por nova informação".
O portfolio poderá, pois, incluir diversos itens, conforme a sua definição e organização, e de acordo com o contexto concreto em causa. Vejamos alguns exemplos:
Relatórios, anotações, rascunhos, esboços,
Composições, relatos descritivos
Registos das reuniões de pais
Reacções a visitas de estudo e outras actividades
Testes
Trabalhos individuais
Trabalhos em grupo
Trabalhos de casa
Desenhos, histórias, trabalhos plásticos,
Reflexões do aluno, pesquisas feitas por sua iniciativa
Resoluções de exercícios e de problemas
Fotografias dos momentos de aprendizagem.
O portfólio pode apresentar inúmeras vantagens, quando bem planeado, organizado e planeado. A avaliação é mais autêntica, pois decorre directamente do desenvolvimento das tarefas da aprendizagem; é mais participada, porque envolve a partilha do poder entre professor, aluno e pais; é reflexiva, pois permite rever crítica, consciente e sistematicamente o trabalho feito; estimula o desenvolvimento da autonomia; promove a descoberta, a pesquisa e a experimentação; desempenha um papel importante na estruturação e organização do currículo; proporciona ao professor um melhor conhecimento acerca do aluno, das suas características, das suas necessidades, da metodologia que melhor se adapta a cada um; contribui para o aumento da auto-estima do aluno, na medida em que tem mais possibilidades de mostrar o que sabe e o que consegue fazer.
Contudo, esta forma de avaliação é apenas válida em determinados contextos educativos. Isto é, são necessárias algumas alterações à forma "tradicional" de ensino-aprendizagem mais comummente utilizada na sala-de-aula. Pressupõe-se um ambiente de aprendizagem que valorize as capacidade de reflexão, análise crítica, aprendizagem pelo erro, cooperação, partilha de poder, que propõe diversas oportunidades para os alunos mostrarem as suas reais capacidades (e não se centre exclusivamente nos testes de avaliação), que tem por base a responsabilização dos alunos pelo seu próprio trabalho e a sua crescente autonomia.

Fonte: Correio da Educação (suplemento) Novembro de 2000

1 comentário:

Maria de Palma disse...

Este portefólio é uma invasão da privacidade camuflada de processos refletivos e aquisição de saberes. Sou contra completamente contra.